Outros 147 óbitos seguem em investigação (ECOVEC/Divulgação)
Belo Horizonte registrou 17 mortes por dengue em 2019, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (5) pela Secretaria Municipal de Saúde. Os casos foram confirmados por exames laboratoriais e, de acordo com a pasta, 14 dos 17 óbitos ocorreram em pacientes que já tinham outras doenças que contribuíram para complicações.
O balanço informou ainda que foram confirmados 59.985 casos de dengue na capital mineira, enquanto 46.646 registros estão pendentes de resultados de exames. Foram investigados e descartados 16.019 casos.
Os dados não trazem dados referentes a resultados obtidos nesta semana, de acordo com a secretaria, devido a problemas no Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN on-line Dengue, do Ministério da Saúde. Os números do balanço, na verdade, contemplam os novos registros e confirmações de casos das duas últimas semanas.
A secretaria informou ainda que houve uma queda nos registros do mês de junho e que a maioria dos casos confirmados se concentram nos meses de abril e maio, conforme é possível observar na tabela abaixo:Secretaria de Saúde / N/A
Chikungunya e zika
Em 2019, foram notificados 170 casos de chikungunya em residentes de Belo Horizonte. Foram confirmados 51 casos, dentre os quais, 13 foram contraídos no município, 11 importados e 27 foram contraídos em locais com origem indefinida. Há 119 casos em investigação para a doença.
Já em relação à zika, houve 257 notificações da doença em residentes da capital mineira, mas apenas um foi confirmado. Foram descartados 173 casos e 83 permanecem em investigação.
Leia mais:
Em uma semana, 12 mortes por dengue são confirmadas em Minas e número de óbitos sobe para 98
Brasil registra 410 mortes por doenças ligadas ao Aedes neste ano
BH tem mais de 45 mil casos de dengue confirmados neste ano