O número de radares nas ruas de Belo Horizonte cresceu 78% em apenas um ano. Atualmente, 339 equipamentos flagram condutores que desrespeitam os limites de velocidade, furam o sinal vermelho, estacionam sobre a faixa de pedestre, invadem pistas exclusivas e fazem conversões proibidas.
Em junho de 2021 eram 190 aparelhos, segundo levantamento da BHTrans. Conforme a empresa que gerencia o tráfego de veículos na capital, os equipamentos são instalados em áreas críticas quanto ao risco de acidentes para “propiciar melhores condições de segurança aos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas”.
Na última semana (13), sete radares entraram em operação. Os aparelhos identificam avanço de sinal, parada em faixa de pedestre e conversão em local proibido. A relação completa está no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Mais segurança
De acordo com a PBH, os equipamentos eletrônicos têm se mostrado determinantes para a redução dos acidentes de trânsito.
Dados da BHTrans mostram que, entre 2011 e 2020, a metrópole teve uma redução de 54% nas mortes no trânsito. Pedestres são as principais vítimas, representando 41% dos óbitos. Já os motociclistas representaram 37,5% dos mortos.