Tragédia em Mariana: rompimento da barragem de Fundão inundou dezenas de cidades e causou a morte de 19 pessoas em novembro de 2015 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Os objetos doados por artistas e personalidades para serem leiloados em benefício dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, finalmente vão poder cumprir seu destino. Depois de acordo realizado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o município de Mariana e seus representantes em ação civil, o leilão foi marcado para o dia 21 de dezembro, às 19h, no Centro de Convenções de Mariana.
Os itens a serem leiloados incluem uma camisa e um agasalho da Seleção Brasileira de Futebol autografada pelo ex-jogador Zico, um relógio e uma caneta doados pelo apresentador Fausto Silva, dois aventais utilizados durante o programa Master Chef, CDs autografados pelos cantores Lô Borges, Fernanda Takai e Lucas Lucco, um livro de receitas, uma cafeteira, uma faca e dois esmaltes da apresentadora Ana Maria Braga.
Após o leilão, será realizada uma assembleia com os atingidos para definir a destinação do dinheiro arrecadado.
Entenda o caso
Em razão do rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, diversos artistas e personalidades doaram objetos ao município de Mariana, em benefício dos atingidos. Na ocasião, o prefeito comprometeu-se a realizar um leilão dos bens doados em prol das crianças atingidas. Após a divulgação de reportagem noticiando o engavetamento de várias promessas de ajuda às vítimas, destacando os bens doados, um secretário municipal de Mariana foi à sede das comissões de atingidos e lhes entregou os objetos doados. Diante desse ato e da demora da Prefeitura em realizar o leilão, a 2ª Promotoria de Justiça de Mariana ajuizou ACP visando a nulidade do termo de entrega das doações, a segurança desses objetos e a promoção do leilão.
No dia 20 de julho de 2016, o juiz deferiu liminar determinando o recolhimento dos objetos por parte do município de Mariana. Em 19 de agosto, foi celebrado acordo entre as partes que previu, principalmente: o compromisso do município de Mariana em manter a guarda e conservação dos bens até que fossem leiloados, a realização do leilão dos bens em até 120 dias e o depósito em juízo dos recursos arrecadados.
Confira aqui as imagens de alguns dos objetos que serão leiloados.
Leia mais:
Governo de Minas realiza audiências sobre novo depósito de rejeitos da Samarco
Estudo diz que retomada da Samarco pode gerar R$989 milhões em impostos em 2017
Promotores responsáveis por apurar tragédia em Mariana são afastados