Obra da Copasa fecha trecho da orla da Lagoa da Pampulha nos próximos 40 dias
Avenida Otacílio Negrão de Lima, no cruzamento com a Alameda das Latânias, foi interditada nos dois sentidos
![(Valéria Marques/Hoje em Dia)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1052326.1739199459:1739199459/image.jpg?f=2x1&w=1200)
A partir desta segunda-feira (10), motoristas devem ter paciência ao passar no trecho da avenida Otacílio Negrão de Lima, na esquina com a Alameda das Latânias, na Pampulha, em Belo Horizonte. O local foi interditado nos dois sentidos para obras da Copasa. A previsão é de que a interdição dure 40 dias.
Durante o período, o trânsito na região será desviado. Os veículos vindos da avenida Pedro I (Barragem da Pampulha), no sentido Centro, deverão seguir pelas avenidas Antônio Carlos e Santa Rosa para acessar a Otacílio Negrão de Lima. A região foi sinalizada com faixas. Agentes da BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar irão operar o tráfego.
A obra faz parte da etapa final da intervenção para substituição do interceptor Pampulha, localizado no bairro São Luiz. O objetivo é interligar a nova tubulação ao sistema de esgotamento sanitário existente. Essa tubulação é responsável por captar e conduzir os efluentes da região até a Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão do Onça.
Obra vai custar R$ 13 milhões
As obras, segundo a Copasa, contam com investimento de R$ 13 milhões e utilizam uma nova tecnologia de serviço, o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM). Esse método não destrutivo gera menos impacto e transtornos para a população.
A Copasa está implantando um interceptor de 175 metros, com diâmetro de 1,8 milímetros, para garantir a condução da vazão do esgoto da região, que pode chegar a 2 mil litros por segundo. A obra visa proteger o sistema e renovar a tubulação existente, construída há mais de 30 anos, evitando que a Lagoa da Pampulha seja o destino do esgoto em caso de extravasamento da rede.