R$ 17,2 milhões investidos

Obra triplica capacidade de tratamento de esgoto em Nova Lima e beneficia mais de 20 mil moradores

ETE Vale do Sereno aumentou a capacidade de tratamento de 25 para 75 litros por segundo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
07/12/2023 às 15:32.
Atualizado em 07/12/2023 às 15:58
ETE Vale do Sereno (Divulgação / Copasa)

ETE Vale do Sereno (Divulgação / Copasa)

Foi inaugurada nesta quinta-feira (7) a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com a obra, a Estação de Tratamento de Esgoto Vale do Sereno vai ampliar a capacidade de tratamento de 25 litros por segundo para 75 litros por segundo (l/s), beneficiando mais de 21 mil moradores da região.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 17,2 milhões no incremento da capacidade instalada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vale do Sereno, uma das mais modernas do estado.

Na construção foi utilizada uma tecnologia inédita na Copasa com a implantação de tanques em aço inoxidável construídos pelo processo de dobra dupla. 

De acordo com a governo de Minas, a tecnologia é o grande diferencial dessa nova estrutura. A Copasa implementou a primeira ponte raspadora do decantador em aço inoxidável, os equipamentos foram implantados para operação totalmente automatizada, e o processo de tratamento é por meio de lodos ativados.

Impacto ambiental

Outro ganho para a comunidade é no impacto ambiental. A nova estrutura da ETE vai realizar o tratamento do esgoto com mais eficiência, promovendo a despoluição dos mananciais da região. Também vai minimizar o mau-cheiro típico dessa estrutura nas proximidades da estação de tratamento. 

O diretor de Operação da Copasa, Guilherme Frasson, explicou que essa obra triplicou a capacidade de tratamento justamente prevendo a expansão populacional da região. “A companhia faz uma projeção em cima do Plano Diretor do município e, a partir daí, calcula a vazão projetada para o futuro”, disse. 

* Com Agência Minas

Leia mais:
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por