Mais de três anos de espera, e a revitalização do Mercado do Cruzeiro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, só deverá sair do papel no ano que vem. Isso porque, cumprida a análise do projeto de reforma, que ainda está em andamento, será necessária a provação de um projeto de lei que autoriza a concessão do Complexo. Assim, a licitação para contratar a empresa que revitalizará o local ficaria para o 1º trimestre de 2016, prolongando por mais um ano a espera dos comerciantes e frequentadores para ver o espaço de cara nova.
"Achávamos que a reforma seria ainda para este ano. Mas, é um processo que envolve várias prerrogativas, com a aprovação na câmara", comenta Patrícia Caristo, presidente da Associação de moradores do bairro Cruzeiro. Ela acredita que o projeto que autoriza a concessão não passará por resistências. "A concessão será delegada à Associação de Comerciantes do Mercado do Cruzeiro (Acomec), que cuida da gestão do espaço há 40 anos. Já estamos em diálogo a muito tempo com a população e autoridades, por isso não acreditamos que teremos problemas", completa.
A proposta é que a revitalização seja feita por meio de uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada, através do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). De acordo com o órgão administrativo, será licitado o projeto da empresa que propor ações de menor impacto na região.
Os estudos e dados técnicos para a reforma já foram encaminhados pelas empresas à prefeitura, que publicou na edição do último sábado do "Diário Oficial do Município" (DOM), um pregão para a revisão do orçamento da obra do projeto. De acordo com o Executivo, a revisão faz parte da análise dos estudos para requalificar o espaço.
Projeto
Reivindicação antiga, a proposta para a revitalização engloba a construção de um estacionamento mais amplo e a integração do Parque Municipal Amílcar Vianna Martins, vizinho, para atrair mais clientes. As empresas interessadas em participar da PMI serão responsáveis por todos os custos financeiros e demais ônus decorrentes do projeto.