(Ricardo Bastos)
Uma obra que havia sido prometida para a Copa do Mundo, como parte da revitalização da cidade para o evento, enfim deve sair do papel, mesmo após a competição. Foi publicada, nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial do Município, a designação de membros para a nova Comissão de Acompanhamento das Obras do Viaduto Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte. Um dos principais marcos postais da capital mineira, além de se tornar um local mais belo, vai ganhar atrativos para a prática de esportes e lazer. O secretário de Governo de BH, Josué Costa Valadão, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas José de Oliveira, e o superintendente de Desenvolvimento da Capital, José Lauro Nogueira Terror, nomearam 14 representantes, dentre eles sete do poder público e sete da sociedade civil, para integrarem a comissão. O projeto foi dividido em duas partes. Na primeira --na avenida Assis Chateaubriand, entre rua Bahia e avenida dos Andradas--, será feita a implantação de pista de skate street, demolição de parte do galpão existente para implantação de palco, de escadas e arquibancadas. Será construído também um espaço para oficinas, banheiros e recomposição do piso em paralelepípedo. Na segunda parte --na avenida Assis Chateaubriand, entre avenida dos Andradas e rua Arão Reis-- terá a implantação de mini circuito de bicicleta, pintura do posto policial, substituição de revestimento da escada, da arquibancada e do palco do anfiteatro, reforma geral dos banheiros e do depósito e a recomposição do piso, além da recuperação das estruturas de concreto do Viaduto Santa Tereza. Serviços em andamento Alguns trabalhos já começaram a ser feitos no local. São eles: drenagem, execução de calçada portuguesa, reforma dos sanitários, concretagem da quadra de basquete e arquibancadas, reforma da sala de multiuso, hidro jateamento dos pilares, aplicação de fibra de carbono para recuperação do fundo do tabuleiro, instalação elétrica, aplicação de granito no palco e nas escadas do viaduto. Após isso, estão previstas a recuperação estrutural do guarda-corpo, aplicação do pó de pedra, pintura do tabuleiro com tinta poliuretano, pintura pintura anti-pichação, recuperação estrutural do viaduto acima da linha férrea e pavimentação do viaduto. O projeto já foi aprovado pelo Iepha. A previsão de conclusão da obra é para o segundo semestre de 2014.