O terraço astronômico, localizado no quinto andar do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será reaberto para visitação do público a partir desta quinta (9). A temporada de observação com telescópio começa com a visualização do planeta Júpiter.
Devido à necessidade de pouca nebulosidade durante as atividades, o ambiente é aberto apenas no período seco do ano. Caso as condições meteorológicas do dia impeçam as observações, o terraço poderá não ser aberto.
O acesso, gratuito, é permitido mediante a retirada de senha individual na recepção do museu. Nos dias de observação, 120 senhas são distribuídas por ordem de chegada, a partir das 17h30.
Planeta gasoso
Por seu tamanho e sua capacidade de refletir a luz do Sol, o quinto planeta do sistema solar pode ser também visualizado com facilidade a olho nu. Com constituição gasosa, majoritariamente de hidrogênio e hélio, Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro, quanto em massa.
De acordo com o planetarista Marcelo Cruz, do Espaço do Conhecimento UFMG, com a utilização do telescópio do museu, alguns detalhes curiosos de Júpiter poderão ser notados pelo público: “vamos conseguir observar as faixas de nuvens na atmosfera do planeta e suas quatro luas perfiladas: Calisto, Io, Europa e Ganimedes”. Além da observação com o telescópio, os visitantes do Terraço Astronômico receberão informações sobre outros corpos celestes visíveis na noite de observação, sendo instigados a pensar sobre as possibilidades de leitura do céu.
(* Com UFMG)