Os moradores de ocupações ilegais instaladas no terreno da Granja Werneck, na região do Isidoro, na Zona Norte de Belo Horizonte, foram oficialmente comunicadas, na tarde desta quinta-feira (7), sobre a ação de despejo que está sendo organizada pela Polícia Militar (PM). A reunião foi realizada na sede do 13º Batalhão, no bairro Planalto. Pelo menos 80 pessoas participaram do encontro.
A reintegração de posse do terreno pode ser cumprida a qualquer momento, mas a corporação informou em nota na noite desta quinta que "as ações serão levadas a efeito, na sua plenitude, a partir do dia 11 de agosto de 2014". Segundo o chefe da sala de imprensa da PM, major Gilmar Luciano Santos, cerca de 1.500 policiais militares serão empregados na ação, que poderá durar até três dias. Estima-se que existam 8 mil famílias das ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança vivendo ilegalmente no Isidoro.
Os ocupantes serão levados para abrigos municipais, mas eles afirmam que irão resistir. “Se não derem direito à moradia digna, haverá uma resistência pacífica”, diz Isabella Miranda, membro do Brigadas Populares, um dos movimentos envolvidos na organização das ocupações irregulares em Belo Horizonte.