Belo Horizonte e cidades das regiões da Serra da Mantiqueira, Zona da Mata, Central e Leste de Minas estão em alerta para forte onda de calor a partir de quarta-feira (12), que deve persistir até a a terça-feira (18) da outra semana.
O alerta, divulgado pelo Instituto Climatempo, aponta que a capital mineira pode registrar recordes de temperatura em 2025. Todas as capitais da região Sudeste terão alta probabilidade de quebra de recordes de calor para o ano e até mesmo para o verão 2024/2025.
São Paulo e Rio de Janeiro poderão atingir novas marcas na quarta (12) e quinta-feira (13), enquanto BH e Vitória têm chances de registrar máximas históricas entre quinta (14) e sexta-feira (15).
A previsão indica temperaturas extremas para os próximos dias, com máximas que podem chegar a 34°C ou 35°C na capital e SP, enquanto Vitória poderá enfrentar calor de até 37°C. No Rio de Janeiro, os termômetros poderão marcar entre 38°C e 39°C até o fim da semana.
Onda de calor
A onda de calor é estabelecida quando as temperaturas se mantêm bem mais altas que o normal sobre uma mesma região por pelo menos 5 dias consecutivos.
Diante do cenário, especialistas recomendam atenção redobrada para evitar os impactos do calor extremo. É essencial manter-se hidratado, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e buscar locais frescos sempre que possível.
Veja orientações durante a onda de calor
- Hidrate-se durante o dia;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h;
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).