Máxima estimada para esta sexta em BH deve ultrapassar os 32ºC. (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (10), um alerta vermelho (perigo) para 318 cidades mineiraspor causa de uma forte onda de calor, que deve aumentar as temperaturas até a quarta (15). No entanto, o fenômeno ainda pode se expandir e ganhar intensidade, sendo o aviso ampliado na semana que vem.
De acordo com o instituto, as temperaturas nessas regiões devem ficar até 5ºC acima da média. Em cidades do Centro-Oeste mineiro, as máximas devem ultrapassar os 42ºC. O Estado vem enfrentando uma onda de calor desde a última quarta-feira (4), quando uma massa de ar quente e seco chegou.
Belo Horizonte também está incluída no alera. A metrópole pode registrar nesta sexta a máxima de 32ºC. Para o domingo, a máxima prevista é 36ºC. Segundo a Defesa Civil municipal, existe a possibilidade de recorde de temperatura para o mês de novembro, especialmente a partir deste domingo (12). O recorde atual é de 36° em 5 de novembro de 2015. A temperatura média máxima histórica (1991 a 2020) em Belo Horizonte no mês de novembro é de 27,7°C.
Recomendações