Transporte público

Ônibus metropolitanos vão ter reconhecimento facial a partir de novembro

Os usuários não precisam trocar seus cartões ou fazer qualquer atualização

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/10/2024 às 10:55.
Novo sistema passa a operar a partir de 16 de novembro (Divulgação)
Novo sistema passa a operar a partir de 16 de novembro (Divulgação)

A partir do dia 16 de novembro, os passageiros dos ônibus metropolitanos da região de Belo Horizonte passarão a contar com um novo sistema de bilhetagem eletrônica, desenvolvido pelo Consórcio Ótimo. A atualização terá leitura de biometria facial para validar as gratuidades de forma automatizada, evitando fraudes.

O novo sistema permite que as recargas realizadas pelo aplicativo ÓtimoAPP e outros canais de venda sejam ativados em minutos, em contraste com o tempo atual de até 72 horas. Os usuários não precisam trocar seus cartões ou fazer qualquer atualização manual, já que o sistema será configurado automaticamente.

Biometria facial

A implementação da biometria facial visa garantir que o benefício de gratuidade seja utilizado apenas pelos passageiros que realmente têm direito a ele, incluindo idosos, pessoas com deficiência e/ou baixa renda. Até então, o uso das gratificações prevê a apresentação de documento de identidade. Com a atualização, os dados biométricos dos usuários com direito à gratuidade serão armazenados no sistema, eliminando a necessidade de identificação manual e prevenindo o uso indevido

Os novos validadores, que possuem cor amarela, estão sendo instalados nos ônibus da frota e contarão com a função de autenticação biométrica para agilizar o embarque. 

Em casos de roubo ou perda de cartões, o sistema promete ser mais seguro, permitindo o bloqueio imediato dos cartões diretamente pelo site do Cartão Ótimo. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por