Uma operação conjunta apreendeu ao longo desta semana cerca de duas toneladas de explosivos mantidos de maneira irregular em mineradoras de 53 municípios mineiros. Segundo informações da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o material apresentava irregularidades na forma de acondicionamento ou na documentação, como ausência de nota fiscal.
Nesta quinta-feira (13), cerca de uma tonelada de encartuchados, explosivos comumente usados pelo crime organizado para explosão de caixas eletrônicos, foi destruída por tropas da 4ª Região Militar em parceria com o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), da Polícia Militar. Já na sexta-feira (14), outra tonelada de material explosivo deve ser destruída no município de Rio Acima, na Grande BH.
A operação Forças de Minas/Pedreira é resultado de um trabalho conjunto da Seds, da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, da Polícia Civil, Receita Estadual e Ministério Público Estadual. O objetivo da ação, que também foi realizada em outubro do ano passado, é reprimir a fabricação ilegal, o armazenamento inadequado e a falta de controle das mineradoras sobre os explosivos, com o objetivo de impedir que esse material chegue às mãos de bandidos.