Quarenta multas foram aplicadas devido a irregularidades constatadas em carretas que passavam pelo Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (12). Foram fiscalizados o estado de conservação e a documentação dos veículos, equipamentos de emergência, dentre outros itens. A ação integra a operação "Carga Perigosa - 2024".
Ao todo, 15 veículos de carga foram abordados, na altura do km 542 da estrada. "Foram realizadas abordagens e constatadas inúmeras irregularidades, sendo adotadas, na oportunidade, as medidas administrativas pertinentes", informou a Polícia Militar Rodoviária.
Segundo a corporação, a fiscalização tem como objetivos a prevenção de sinistros de trânsito. "Para minimizar os riscos envolvidos, bem como atenuar os danos ao meio ambiente e fluxo viário", acrescentou a corporação.
Além da PM, participaram da ação a Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Núcleo de Emergência Ambiental (NEA).
Redução de acidentes
As autoridades ainda informaram que houve uma redução de 29% nos acidentes de trânsito envolvendo produtos perigosos, na comparação entre os anos de 2023 e 2022. Os principais sinistros ocorrem na MGC 135, com transporte de carvão vegetal, seguido de líquidos inflamáveis.