EM três regiões

Operação contra agrotóxicos em Minas apreende 33 mil litros de pesticidas ilegais e 6 aeronaves

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
11/11/2022 às 18:33.
Atualizado em 11/11/2022 às 18:39
 (Ibama/Divulgação)

(Ibama/Divulgação)

Uma operação encerrada nesta sexta-feira (11) que fiscalizava a utilização de agrotóxicos ilegais em três regiões de Minas Gerais resultou na retirada de circulação de 33 mil litros de pesticidas ilegais, seis aeronaves interditadas e aplicação de R$ 1,5 milhão em multas.

Também foram emitidas 32 notificações e intimações para apresentação de documentação referente à atividade de pulverização aérea de agrotóxicos – novas multas podem ser geradas após o processamento e análise dos documentos requisitados.

Batizada de operação "Ceres", os trabalhos envolveram 42 agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MG (Semad).

A operação começou na última segunda-feira (7) com a fiscalização de 30 propriedades rurais e empresas, em 15 cidades do Triângulo Mineiro, do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas.

O nome da operação é uma referência à deusa Ceres, da mitologia romana, associada popularmente aos grãos comestíveis ou cereais.

Veja vídeo:

Segundo o chefe da unidade do Ibama em Uberlândia, Rodrigo Herles, as equipes verificaram galpões e depósitos de preparo de pesticidas, além de pátios de descontaminação de aeronaves.

"O objetivo foi certificar se a atividade de pulverização de agrotóxicos em lavouras da região está sendo desenvolvida de acordo com as exigências estabelecidas na legislação vigente", disse.

Ainda de acordo com Herles, a ação ocorreu em meio a um cenário no qual a pulverização clandestina e a utilização de agrotóxicos ilegais são alternativas para o agricultor que busca baratear os custos da produção.

"Porém, o uso irregular de agrotóxico tem consequências danosas não só para o meio ambiente, como para saúde da população que tem o direito de consumir alimentos saudáveis", apontou o representante do Ibama.

Raio-x 
O Brasil possui a segunda maior área de cultivo frota agrícola do mundo, ficando atrás apenas dos EUA. Minas Gerais é um dos oito estados que detêm 90% da frota do país.

Em 2022, a aviação agrícola brasileira contabiliza uma frota de 2.432 aeronaves – 2.409 aviões e 23 helicópteros. Em Minas são 100 aeronaves (6° lugar no ranking por estado).

Nos últimos 35 anos, a área ocupada com agricultura no Estado passou de 807.165 hectares para 4.718.738.

Considerando apenas o período de 2009 a 2020, o volume de agrotóxicos comercializados em Minas saltou de 306.785,10 toneladas para 686.349,87, equivalente a um crescimento de 123,7%.

Leia Mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por