A operação contra uma das maiores células do Terceiro Comando Puro (TCP) em Minas Gerais no bairro Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, terminou com 14 pessoas presas nesta quarta-feira (27). Outras três pessoas estão desaparecidas e 79 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em todo o país, incluindo o território mineiro.
De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do
Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Minas, Paula Ayres Lima, há cerca de 10 anos uma facção local da comunidade de Belo Horizonte se juntou a uma facção carioca e que depois se aliou ao Terceiro Comando Puro.
Há dois anos, a investigação teve início e nesta quarta policiais foram até o local dar prosseguimentos às investigações.
“Foram expedidos 17 mandados de prisão e 14 foram presos, temos três foragidos dessa operação. Nossa meta é prender todos eles”, de acordo com a promotora de justiça.
Além das prisões, foram cumpridos 79 mandados de busca e apreensão em vários Estados, incluindo Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Goiás. Nesses locais foram cumpridos essas ordens judiciais e também ordens de sequestro que totalizaram aproximadamente 345 milhões.
“A alta cúpula dessa organização criminosa foi presa e também conseguimos aprender uma vasta quantidade de substância entorpecente e um verdadeiro Arsenal composto por fuzil, várias pistolas e revólveres utilizados pelas organizações criminosas”.
Nesta manhã, vários militares das forças armadas foram até a região, que contou com apoio de aeronaves, que buscam possíveis rotas de fuga.
Leia mais:
BH promete Carnaval mais sustentável em 2025: emissão de carbono será uma das preocupações
Carnaval de BH em 2025 terá mais blocos que este ano, com previsão de mais de 600 cortejos