A Polícia Federal (PF) desencadeou, na manhã desta quarta-feira (17), uma operação com o objetivo de combater associação criminosa especializada em fraudes no recebimento do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em Minas.
Segundo a PF, a ação, batizada de Bones, cumpriu mandados de busca e apreensão em residências e comércios em Passos e São Sebastião do Paraíso, na região Sul do Estado.
As investigações iniciaram após denúncia da Caixa Econômica e apontaram que a fraude era realizada a partir de requerimentos instruídos com documentos fraudulentos.
Os valores envolvidos no esquema criminoso ainda estão sob análise da PF. Os responsáveis poderão responder judicialmente pela prática dos delitos de estelionato e uso de documento falso, cujas penas totais somam 11 anos e multa.
O DPVAT é um seguro anual, pago obrigatoriamente por todos os motoristas no Brasil. Qualquer pessoa que sofra lesões em um acidente de trânsito tem direito à indenização, inclusive pedestres.