Operação da PF contra roubo de cargas termina com ex-policial civil e outras 24 pessoas presas

Pedro Rotterdan - Hoje em Dia
Publicado em 06/06/2013 às 15:26.Atualizado em 20/11/2021 às 18:54.
Quatro mineiros envolvidos com uma quadrilha especializada em roubo de cargas nas rodovias estaduais foram presos em cidades do Triângulo Mineiro e no Tocantins, durante uma operação da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (6). Entre eles está um ex-policial civil. Ao todo, 25 pessoas foram presas no país e a polícia estima que eles causaram um prejuízo de quase R$ 50 milhões.
 
As investigações que levaram à identificação da organização criminosa começaram em fevereiro de 2012, em Tocantins, e permitiram às equipes de policiais identificar a rotina da quadrilha, que atuava na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Tocantins e São Paulo. 
 
O grupo abordava os caminhões ainda em movimento, realizando “emboscadas” e sequestrando os motoristas. Durante o sequestro, os suspeitos usavam potentes bloqueadores de celulares para evitar o rastreamento dos caminhões e da carga roubada. A Polícia Federal investiga ainda a possível participação de funcionários das empresas de monitoramento e segurança eletrônica. 
 
Além disso, os criminosos também contavam com a cumplicidade de alguns caminhoneiros. Entre eles estava um ex-policial civil que morava em Uberaba. Ele era responsável por transportar as cargas roubadas. Quando os agentes chegaram até a casa do suspeito, ele conseguiu fugir para uma residência vizinha, onde foi encontrado debaixo de uma cama. 
 
Uma mulher responsável por guardar e revender os produtos roubados foi presa em Uberlândia. Um outro homem foi detido em Ituiutaba e um quarto mineiro suspeito foi localizado em Tocantins, após os policiais não o encontrarem na cada dele em Uruana.
 
Os integrantes não faziam distinção da carga, roubando desde gêneros alimentícios, eletrônicos a materiais de construção. Somente em máquinas agrícolas a PF já recuperou um total aproximado de R$ 3,6 milhões. A PF não conseguiu cumprir dez mandados de prisão e espera localizar os demais envolvidos nas próximas semanas.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por