Policiais federais cumprem, nesta terça-feira (10), dezoito mandados de prisão, busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal contra integrantes de uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra instituições financeiras.
De acordo com as informações da Polícia Federal (PF), a Operação Troco Certo faz buscas por 9 pessoas da quadrilha, que tiveram a prisão temporária decretada, e também cumpre 9 mandados de busca e apreensão. A ação acontece nas cidades de Prudente de Morais e Sete Lagoas, na região Central de Minas.
As investigações começaram há cerca de 10 meses e apontam que o grupo mantinha dois núcleos para aplicar os golpes. A primeira ramificação era especializada em fraudar financeiras, por meio do golpe denominado “Tumulto” ou “Finan”. Com isso, financiavam veículos em nome de “laranjas”, usando documentos falsificados, e depois revendiam os carros para pessoas que não quitavam os financiamentos.
O delegado Eugênio Ricas, da Polícia Federal, explicou como a quadrilha atuava na região Central de Minas.
A outra parte da organização utilizava a documentação falsa para lesar bancos. Com os dados bancários e pessoais dos clientes, eles efetuavam transferências bancárias diretamente na boca do caixa. A PF investiga como a quadrilha conseguia as informações dos correntistas.
Veículos, documentos, computadores, arma de fogo, drogas e um colete à prova de bala foram apreendidos. Os envolvidos com as fraudes financeiras serão indiciados podem pegar até 26 anos de prosão, caso condenados.