É o que revela pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (Flávio Tavares / Arquivo Hoje em Dia)
Belo Horizonte espera movimentação de mais de 100 mil pessoas nos quatro cemitérios públicos municipais (Bonfim, Paz, Saudade e Consolação) na próxima quarta-feira (2), Dia de Finados.
Para receber o público, foi preparada uma operação para auxiliar as visitas. Quem for visitar um parente e não sabe exatamente onde está o túmulo terá, além de orientações visuais, como cartazes, mapas e faixas indicativas, a opção de consultar o jazigo on-line.
Serão disponibilizados cartazes com QR Code para acesso ao Sistema de Necrópoles do Município (SINEC). Para acessar a plataforma, basta ler o código com a câmera do celular, abrir o link e incluir o nome completo do falecido na aba de pesquisa. A partir daí, é possível saber a localização exata da quadra e do jazigo.
As necrópoles municipais funcionarão das 7h às 17h30 e terão reforço de funcionários para atendimento ao público, orientação sobre localização e esclarecimentos de dúvidas quanto à regularização de pendências, que poderão ser sanadas posteriormente, no atendimento administrativo.
A operação da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) conta com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar de Minas Gerais, BHTrans, Fiscalização da PBH e do Centro Integrado de Operações COP/BH da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção.
Regras
Estão previstas celebrações de missas, com programação a cargo das igrejas, e também atividades de acolhimento oferecidas por diversos segmentos religiosos.
Não haverá venda de flores dentro dos cemitérios.
O visitante poderá levar flores, desde que sejam naturais e fora de vasos (medida visa evitar a proliferação do mosquito da dengue)
Alterações no trânsito
A BHTrans fará alterações no trânsito de vias próximas aos cemitérios, que estarão devidamente sinalizadas.
No Dia de Finados será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, de acordo com a capacidade de lotação de cada uma das necrópoles.
Ocorrendo a superlotação, haverá a suspensão temporária de entradas até a normalização do fluxo de veículos.
Leia mais:
Escolas estaduais podem ter câmeras de monitoramento e sensores de presença em 2023
Casos de gripe se aproximam dos de Covid entre pacientes com síndromes respiratórias agudas graves
Em Uberlândia, Bolsonaro promete aumento acima da inflação para salário mínimo e aposentadorias