Janaúba

Operação investiga cinco frigoríficos no Norte de Minas por suposta sonegação fiscal

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
05/10/2022 às 18:10.
Atualizado em 05/10/2022 às 18:17
 (Divulgação / Receita Estadual)

(Divulgação / Receita Estadual)

Cinco frigoríficos de Janaúba, no Norte de Minas, estão sendo alvo de uma investigação que apura suposta sonegação fiscal em um esquema regional de abertura fraudulenta de empresas.

Nesta quarta-feira (5), uma operação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Receita Estadual e da Polícia Militar cumpriu mandados de busca e apreensão e bloqueio de bens nos cinco estabelecimentos.

Além dos frigoríficos, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão em uma transportadora e bloqueio de bens de duas pessoas físicas.

A suspeita é que todos estejam envolvidos em crime contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Durante o cumprimento da medida cautelar, houve a prisão em flagrante de um dos envolvidos.

Investigações
De acordo com o Governo do Estado, o esquema consistia na abertura de empresas em nome de terceiros ("laranjas"), sem patrimônio registrado, com o intuito de manter uma blindagem patrimonial em relação ao verdadeiro empresário beneficiário da fraude.

Os coordenadores da operação criminmosa acreditavam que, por não possuírem qualquer patrimônio, as empresas se sentiam liberadas para promover a saída de mercadorias sem acobertamento fiscal. Assim, qualquer tentativa da Receita Estadual de cobrar o ICMS sonegado por essas empresas acabava sendo infrutífera.

Ainda segundo o governo estadual, somente contra uma das empresas envolvidas já existe crédito tributário superior a R$ 5 milhões, devidoa a saída de mercadorias sem emissão de nota fiscal.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por