Uma operação da Polícia Federal cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (4), em Belém, Teresina e Salvador, visando desarticular uma organização criminosa especializada em contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de alto valor agregado.
As investigações identificaram a participação de quatro servidores da Receita Federal do Brasil no esquema de facilitação da entrada irregular dessas mercadorias em aeroportos.
A organização criminosa operava com um esquema estruturado, envolvendo elementos responsáveis pelo envio dos bens do exterior e outros pela recepção e distribuição no Brasil, com a colaboração dos servidores da Receita Federal para garantir a não fiscalização dos produtos. Estima-se que o grupo tenha movimentado aproximadamente R$ 70 milhões em um ano.
Os quatro servidores foram afastados judicialmente de suas funções. A Receita Federal do Brasil reafirmou o compromisso com a defesa da integridade do órgão e a valorização de seus servidores, que, segundo o órgão, “em sua imensa maioria, atuam de forma ética e profissional”.
A ação contou com a participação de 14 agentes da Receita Federal e mais de 60 policiais federais.