Uma megaoperação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Polícia Militar em 11 municípios das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba resultou na prisão de 67 pessoas, na manhã desta terça-feira (19). A ação é resultado de nove meses de investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Patos de Minas.
A operação Jericó cumpriu mandado de prisão, busca e apreensão, além de Patos, nas cidades de São Gotardo, Ituiutaba, Carmo do Paranaíba, Patrocínio, Uberlândia, João Pinheiro, Pirapora, Buritizeiro, Tiros, Guarda dos Ferreiros e Francisco Sá.
Os alvos são investigados por tráfico de drogas e crimes relacionados, como homicídios, comércio ilegal de armas de fogo, roubos, furtos, receptação, lavagem de dinheiro, corrupção, dentre outros.
Foram apreendidos 26 veículos, duas armas, 20 quilos de drogas, R$ 3 mil, 83 celulares, quatro notebooks e nove pacotes de cigarros contrabandeados.
Iniciada graças a investigações sobre traficantes de São Gotardo, a operação ganhou o nome de Jericó em referência à batalha bíblica de mesmo nome, quando os israelitas cercaram a cidade de Canaã por sete dias. Cerca de 200 policiais participaram da operação.