A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na sexta-feira (9), um homem, de 25 anos, apontado nas investigações como principal articulador de furtos de cargas de ferro gusa na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Conforme informou a PCMG nesta segunda (12), o suspeito, morador da capital, foi detido durante operação deflagrada com o objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante na subtração desse material em Sabará e municípios adjacentes.
O trabalho policial é decorrente da operação Hefesto, desencadeada em agosto de 2023, resultando na prisão de cinco investigados por envolvimento no esquema.
O alvo de 25 anos estava foragido há cerca de um ano, quando o mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça após representação da PCMG. Conforme levantado, nesse período, ele teria organizado e executado diversos furtos de cargas, subtraindo toneladas de ferro gusa.
Após os procedimentos na delegacia, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional e segue à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para apurar os demandantes dos furtos e outros participantes das ações criminosas.