51 pontos por BH

Orla da Pampulha ganha estações de bicicletas elétricas; saiba onde ficam as outras

São, ao todo, 400 equipamentos; número deve chegar a 500 até o fim de julho

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/06/2024 às 11:30.Atualizado em 29/06/2024 às 11:32.
Com as novas estações, a capital passa a contar com 75 estações de bicicletas compartilhadas (51 elétricas e 24 convencionais) (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Com as novas estações, a capital passa a contar com 75 estações de bicicletas compartilhadas (51 elétricas e 24 convencionais) (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Quem gosta de caminhar ou pedalar pela Lagoa da Pampulha vai começar a ver bicicletas azuis espalhadas pela orla. São modelos elétricos, que estão à disposição da população em novas estações a partir deste sábado (29).

Agora, Belo Horizonte, tem 51 estações de bicicletas elétricas, com 400 equipamentos ao todo (clique aqui para saber onde ficam). De acordo com a Prefeitura, até o final de julho o número de bicicletas chegará a 500, quando o projeto será concluído.

Na ação deste sábado, estão sendo distribuídos panfletos para conscientizar motoristas e motociclistas da necessidade de respeito ao ciclista, priorizando sempre os mais vulneráveis no trânsito. 

As instalações foram feitas na região central e na Orla da Lagoa. Todos os pontos de instalação foram estabelecidos por meio de pesquisas e avaliações conduzidas por técnicos da Tembici e da Prefeitura, que consideraram fatores como a proximidade de ciclovias e a demanda da população. As estações estão sendo implantadas para conectar diferentes modais, próximas a importantes conexões com o transporte público e centros culturais e turísticos. 

Bicicletas elétricas em BH

As primeiras bicicletas elétricas do projeto começaram em setembro de 2023 e a quantidade de deslocamentos realizados aumentou 149% no primeiro quadrimestre de 2024 em comparação com o último quadrimestre de 2023. Os ciclistas que utilizam as e-bikes já percorreram mais de 570 mil quilômetros, o que corresponde a 20 voltas ao mundo. Ao oferecer uma alternativa limpa e eficiente aos veículos motorizados, as bicicletas elétricas estão ajudando a reduzir as emissões de carbono e a promover um estilo de vida mais sustentável. 

Como usar as bicicletas elétricas

Para começar a pedalar, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar a cidade de Belo Horizonte e adquirir um plano. Após isso, as bikes podem ser desbloqueadas por QR Code. Ao finalizar o uso, a bicicleta precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações. Vai usar as bicicletas elétricas, fique atento às orientações para pedalar com conforto e segurança:

  • Regule a altura do selim para pedalar com conforto;
  • Ande com as duas mãos no guidão e evite levar objetos pendurados nele, utilizando a cestinha se necessário;
  • Sinalize com os braços a mudança de direção;
  • Use sempre os dois freios juntos, para evitar derrapagens e perda de controle;
  • Mantenha uma distância segura da lateral dos veículos estacionados, já que eles podem abrir as portas sem ver o ciclista;
  • Mantenha uma velocidade compatível com a via e com o trânsito local;
  • Se não houver estrutura cicloviária, circule pela rua, andando no mesmo sentido dos outros veículos;
  • Não pedale na calçada, se necessário desça da bicicleta e empurre;
  • Respeite o sinal vermelho e não pare em cima a faixa de pedestre;
  • O pedestre tem sempre preferência;
  • Recomenda-se a utilização de capacete e demais acessórios para a segurança do pedestre.

Bicicletas compartilhadas em BH

Com as novas estações, a capital passa a contar com 75 estações de bicicletas compartilhadas (51 elétricas e 24 convencionais), distribuídas na Área Central e na região da Pampulha, com mais 600 bicicletas compartilhadas na capital (mais de 400 elétricas e 200 convencionais). As bicicletas elétricas, assim como as convencionais, oferecem várias vantagens às cidades, atuando diretamente na emergência climática, contribuindo para preservar o meio ambiente. Optar pela bicicleta em seus deslocamentos também permite economia de tempo e dinheiro, evitando-se o trânsito e os custos associados à manutenção de um veículo motorizado. 

* Com informações da PBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por