Orquestra Sinfônica de Minas celebra compositoras e instrumentistas do Estado
Apresentações dos dias 7 e 8 de março integram programação da Fundação Clóvis Salgado para homenagear o Mês das Mulheres
Compositoras e instrumentistas mineiras serão celebradas em apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento “Concertos da Liberdade – Mulheres Lendárias” terá atrações nos dias 7 e 8 de março.
Nesta quinta-feira (7), será apresentado ao público um ensaio aberto, ao meio-dia, com parte do programa e entrada gratuita. O concerto será na sexta (8), às 20hs, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com ingressos a partir de R$ 15. As entradas estão à venda neste link.
De acordo com a diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, o concerto irá unir as obras e as trajetórias de diferentes gerações de mulheres mineiras, que deixaram e seguem deixando seus nomes marcados na história da Música Erudita e da Cultura de Minas Gerais.
O espetáculo foi construído em torno das obras de duas compositoras mineiras: Maria Helena Rosas Fernandes, nascida em Brazópolis, e Dinorá de Carvalho, natural de Uberaba. O concerto para piano terá como solista Simone Leitão, pianista mineira do município de Caratinga. A regência será de Ligia Amadio.
A maestra e diretora musical Ligia Amadio é a primeira mulher a ocupar o posto de regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Ela está à frente do grupo desde 2023.
“Dinorá de Carvalho nos deixou há mais de quarenta anos, mas seu legado é um orgulho para Minas e para o Brasil. Aos 90 anos, Maria Helena Rosas Fernandes é um patrimônio vivo da Cultura mineira. E Simone Leitão e Thais Montanari seguem construindo carreiras brilhantes, dentro e fora do país. Será uma grande honra homenagear esses símbolos da força e da garra das mulheres de Minas”, destacou.
Leia mais: