Pacheco recebe Zema e outros governadores para discutir, novamente, dívida dos Estados
Ministro Fernando Haddad pretende se reunir com presidente do Senado ainda esta semana para tratar do assunto
Governadores de Minas, São Paulo, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás estão em Brasília nesta terça-feira (2) e se encontram com presidente do Senado para discutir proposta de repactuação da dívida com o Governo Federal.
Minas é o Estado com a situação mais crítica entre os endividados: acumula uma dívida que ultrapassa R$ 160 bilhões com a União. E é a única unidade federativa que não aderiu a um Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Em abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou por 90 dias o prazo para que Minas aprove um RRF. O limite acaba no próximo 20. Caso não o faça até esta data, o Estado deverá pagar parcelas cheias da dívida.
Haddad na reunião
Inicialmente, havia a possibilidade de ministro da Fazenda Haddad se reunir com Pacheco no fim desta tarde, também na residência oficial.
Posteriormente, o Senado informou que o ministro não participará da reunião. No lugar dele, irá o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan. Também está confirmada a presença do líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), e do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Haddad disse que pretende reunir-se ainda nesta semana com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para discutir o projeto que renegocia a dívida dos estados. O ministro considera o debate “bastante avançado” e maduro.
“Estamos no Senado conversando, tenho reunião prevista sobre isso nesta semana, com o presidente Pacheco. Já avançou muito, já avançamos nos critérios, considero que o processo está adiantado. O indexador continuará sendo o IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo]“, lembrou o ministro.
* Com Agência Brasil