Pacientes com dengue lotam postos de saúde públicos e privados

Raquel Ramos e Renato Fonseca - Hoje em Dia
19/03/2013 às 06:54.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:00

(Eugênio Moraes)

Belo-horizontinos com dengue estão à mercê da precariedade no atendimento nas unidades de saúde. Diante do grande número de registros da doença na capital – cerca de 2.500, até a semana passada –, tanto postos públicos quanto hospitais particulares têm dificuldade para atender a demanda.

O Hoje em Dia esteve em sete locais de BH que recebem pessoas com sintomas de dengue. Encontrou corredores lotados de doentes e poucos profissionais. A espera por atendimento chega a cinco horas.

A situação mais grave é na região Nordeste, que concentra a maioria das notificações da doença. Às 8h, o Centro de Saúde Olavo Albino, no bairro Ouro Minas, estava tão cheio que vários pacientes, inclusive crianças, aguardavam sentados no chão.

O caos levou o gerente a explicar ao público os motivos da demora no atendimento. “O surto de dengue nos pegou em um momento ruim. Temos apenas dois médicos”, disse. Dois computadores obsoletos atrasariam ainda mais os procedimentos. Profissionais e equipamentos novos foram pedidos à prefeitura.

Na tentativa de aliviar o drama de quem estava na fila, o gestor, que não teve o nome divulgado, determinou que funcionários levassem soro para os pacientes fora do posto, antes mesmo que eles fossem examinados.

Pela cidade

Na zona Norte, vice-campeã em casos da doença, só o centro de saúde do bairro Guarani recebe 160 pessoas por dia com suspeita de dengue.

Os funcionários garantem que não faltam médicos, mas a dona de casa Cristina Luísa Henriques não conseguiu atendimento. “Estou passando mal desde sexta-feira. Depois de esperar por quase duas horas, a enfermeira mediu minha pressão, mas me mandou voltar mais tarde porque não havia gente para me atender”.

No Santa Terezinha (Pampulha), duas horas depois de chegar ao posto, o chefe de cozinha André Ricci ainda era o segundo na fila. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por