Quem foi ao Supermercado BH no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte, comprar arroz nesta terça-feira (14) encontrou prateleiras praticamente vazias. Não havia pacotes de cinco quilos. Como opção, o cliente podia levar os de um quilo ou o integral.
O desabastecimento ocorreu menos de uma semana após a mesma loja limitar a compra do alimento a cinco unidades por cliente.
Na semana passada, o próprio BH pediu para que os consumidores não estocassem o alimento . Principal produtor de arroz no Brasil, o Rio Grande do Sul enfrenta, há duas semanas, chuvas e inundações sem precedentes.
Nesta terça (14), funcionários informaram à equipe do Hoje em Dia que, desde a limitação para compra do cereal, um grande número de consumidores teria optado por estocar arroz, prejudicando a oferta. Segundo eles, a loja não tem mais nenhum pacote de cinco quilos para vender.
Os funcionários não souberam informar quando o estoque será normalizado, nem se irá reduzir a quantidade liberada por cliente.
Compra limitada de arroz
Outras redes varejistas da Grande BH também tomaram medidas para tentar evitar o desabastecimento. Em algumas lojas, são apenas dois pacotes por cliente.
Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, diversas plantações se perderam. O Governo de Minas garantiu que a grande importação do arroz no Brasil é feita do Paraguai.
A equipe do Hoje em Dia entrou em contato com a Associação Mineira de Supermercados (Amis) e com o Supermercado BH e aguarda retorno.