História preservada

Painel 'Peixes' de Candido Portinari será restaurado em ação do PIC Pampulha

Painel de azulejos foi inaugurado juntamente com a sede há 63 anos

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
11/09/2024 às 15:29.
Atualizado em 16/09/2024 às 14:57

Painel 'Peixes' de Candido Portinari (Divulgação/ Tulio Barros)

A campanha “Mergulhe nesta ideia - Vamos juntos restaurar o painel Peixes de Candido Portinari”, lançada pelo Pampulha Iate Clube (PIC), irá recuperar a obra do lendário artista plástico brasileiro. O lançamento ocorreu na terça-feira (10) durante almoço realizado no restaurante Abbraccio do PIC Cidade, que reuniu ex-presidentes e vice-presidentes do clube, além de autoridades. 

O painel de azulejos intitulado “Peixes” foi inaugurado juntamente com a sede há 63 anos. A obra, uma das dez do gênero existentes no Brasil, tem a dimensão total de 2,90m x 6,50m, é composta por 817 azulejos, sendo que cada um mede 15 cm x 15cm e foi executada pela empresa Vitrais Conrado Sorgenicht S.A., de São Paulo. Numa representação abstrata, mostra peixinhos figurativos e expressivos e revela ainda o movimento das águas e dos recifes.

Após mais de 60 anos desde a criação, o painel apresenta processos naturais de desgaste devido a ação do tempo, a combinação de fatores como variação de umidade, percolações de águas pluviais e incidência solar. 

Para preservar a obra, a diretoria do PIC elaborou, em 2023, o projeto de Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a APPA - Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes, que foi aprovado este ano, tendo como objetivo restaurar o Painel “Peixes”. 

De acordo com o clube, qualquer pessoa que tiver interesse em abater a sua doação para a cultura no Imposto de Renda poderá fazê-lo, uma vez que a Lei Rouanet possibilita o abatimento de doações e patrocínios diretamente do Imposto de Renda (IR) devido, até 4% para as empresas (pessoas jurídicas) e 6% para as pessoas físicas. 

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por