Os pais de uma menina de 5 anos que tem síndrome de down denunciam que a filha foi vítima de descriminação no último sábado (25), por funcionários de uma atração instalada no Partage Shopping, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A criança teria sido impedida de entrar sozinha na praça de brinquedos.
A Polícia Militar (PM) foi acionada após a menina ficar animada com o brinquedo e pedir aos pais para ir brincar com as outras crianças. De acordo com o boletim de ocorrência, assim que a mãe chegou no guichê para comprar o ingresso, uma funcionária afirmou que a jovem não poderia entrar sozinha.
Ao ser questionada pelo motivo, a mulher teria dito aos pais que, por orientação da gerência, crianças com alguma deficiência deveriam estar acompanhadas. Ainda segundo a PM, o pai da menina informou à funcionária que aquilo era discriminação. Mesmo assim, a decisão teria sido mantida.
Conforme relato da funcionária, a menina estava muito agitada e chegou a entrar atrás do guichê e bater nos computadores. A mulher ainda informou aos policiais que em nenhum momento a criança foi impedida de entrar no brinquedo, porém ela só poderia fazer isso se estivesse acompanhada de um dos pais.
Após o fechamento da ocorrência, ninguém foi detido. Os representantes da atração e o pai da menina foram conduzidos até a delegacia para prestarem depoimento. A Polícia Civil agora investiga o caso.
Em nota, o Partage Shopping Betim informou que está comprometido em receber todos os os visitantes de forma igualitária e que “repudia quaisquer atitudes discriminatórias”. O empreendimento disse, ainda, que os fatos estão sendo apurados.
Já a gestão do parque afirmou que não vai se manifestar até que o caso seja “cabalmente elucidado pelas autoridades competentes''.
Leia Mais