As férias no Palácio da Liberdade bateram recorde de público, com 36.566 visitas em julho. O número representa um aumento de 43% em relação ao mesmo período em 2023. Uma programação especial foi oferecida no mês.
Para receber o público de férias, em boa parte formado por crianças, a programação contou com visitas mediadas que ensinaram a história do prédio, trazendo a narrativa em uma linguagem simples e lúdica.
Outra atração é a exposição “A valorização e o resgate de nossa cultura”, que celebra o trabalho de Yara Tupynambá em diálogo com as afromineiridades.
Ao longo do ano, o equipamento oferece exposições, ações culturais diversas e ainda conta com o educativo, que permite a escolas e outros grupos agendarem visitas guiadas. De janeiro até agora, o Palácio da Liberdade contabilizou mais de 164 mil visitantes, 26,7% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Visitação e restauro ao mesmo tempo
Desde o ano passado, o Palácio da Liberdade passa por um processo de restauração, que pode ser acompanhado de perto pelos visitantes. A programação cultural, mesmo com as obras, seguiu.
Programas de educação patrimonial, visitas guiadas e outros eventos integram o projeto Ekos da Liberdade, que tem por objetivo a conservação do bem, tombado desde 1975, considerando a importância histórica, artística, arquitetônica e social para os mineiros.
O MP repassou, na primeira etapa, cerca de R$ 10 milhões para realização das obras de restauro e conservação, que são acompanhadas pela Secult-MG e pelo Iepha-MG.
“Uma das coisas mais bonitas que temos em Minas Gerais é o Palácio da Liberdade, mas muito mais bonito é ver as pessoas nele. Ninguém precisa marcar hora para vir, tanto nos jardins quanto no interior”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Produtora cultural do Palácio da Liberdade, Júlia Kern Castro também comemorou. “Temos percebido um maior interesse da população de BH e de turistas no Palácio da Liberdade, eventos como o Férias no Palácio, exposições temporárias e atividades fixas da nossa programação têm surtido efeito e o Palácio está sendo acessado por todos”.
* Com informações da Agência Minas
Leia mais: