Para o Enem: confira três exercícios de respiração que diminuem o estresse e melhoram a concentração

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
02/11/2018 às 16:28.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:35
 (Wilson Dias/ABr)

(Wilson Dias/ABr)

Não é incumoum ficar ansioso e estressado antes e durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O problema é que esses sentimentos podem atrapalhar o rendimento e a concentração dos estudantes. Para ajudar a acalmar a mente e o coração, três exercícios simples de respiração podem ser feitos antes e, até mesmo, durante o exame.

As dicas são de Armelle Champetier, diretora da Yogist no Brasil, startup francesa que desenvolveu um método exclusivo de yoga para empresas. Os exercícios podem ser realizados na cadeira da sala, ou no banheiro. Eles atuam regulando batimentos cardíacos e na coordenação motora. 

Veja como fazer os exercícios:

1- Escute sua respiração

Sentado, com as costas retas, coloque uma mão no peito e outra na barriga. Respirando pelo nariz, observe se você usa uma respiração toráxica (mão de cima) ou abdominal (mão de baixo). Para um maior relaxamento, procure uma respiração mais profunda pelo abdômen.

A prática relaxa, acalma o corpo e a cabeça, melhora a concentração e reduz o ritmo cardíaco.


2 - Respiração "yes" para antes da prova

Sentado, de costas retas, feche os punhos na frente do peito, inspire rapidamente e com força pelo nariz, esticado os braços e as mãos para cima. Expire pelo nariz, abaixando os braços e leve as mão de volta para frente do peito. Repita 10 vezes.

É interessante que este exercício seja feito antes de começar a prova, para aumentar a energia e motivação.


3 - Respiração alternada

Sentado, costas retas, longe do encosto da cadeira, dobre o dedo indicador e o dedo médio na palma da mão direita. Tapando a narina direita com o polegar, inspire pela narina esquerda. Solte o polegar e tampe a narina esquerda com o dedo anelar, e exale pela outra direita. Inspire novamente pela direita, e troque. Repita pelo menos 10 vezes, respirando profundamente.

Essa prática pode ser feita para aliviar a ansiedade e o estresse, para concentração ou para ativar o sono. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por