A sensação de estar em um refúgio bem verde e ao lado do Centro de Belo Horizonte. É esse o sentimento que se tem durante uma visita ao Parque da Serra do Curral, um dos principais símbolos da capital, na zona Sul da cidade. A unidade conserva uma riqueza ambiental que, há quase dois anos, pode ser conhecida por qualquer morador ou turista.
De terça-feira a domingo, entre 8h e 17h, os portões estão abertos para os visitantes. Com trilhas, mirantes e uma paisagem exuberante, o espaço se transforma em uma opção de lazer para os fins de semana.
Nos 400 mil metros quadrados de área verde há muito o que se desbravar. O parque é abrigo de diversas espécies de animais, sobretudo aves. Mais de 125 espécies já foram identificadas na área. Entre elas, a campainha-azul, endêmica do cerrado, a águia-chilena que também é encontrada na Cordilheira dos Andes, e o falcão-cauré, visto pela primeira vez em Belo Horizonte em 2012.
A diversidade da flora também vai muito além do que os olhos podem ver. Situado entre dois biomas, a cobertura vegetal da Serra do Curral varia de espécies do cerrado até remanescentes da mata atlântica.
Passeios marcados
O passeio pode ser feito sem hora marcada. Por conta própria, qualquer um consegue chegar aos três primeiros mirantes no alto do parque, onde é possível ter uma vista privilegiada de BH. Mas para quem deseja conhecer mais da Serra do Curral, o mais aconselhado é fazer a visita guiada.
“Basta entrar no site www.parqueserradocurral.com.br e fazer a reserva. Se tiver vaga, pode ser feita até de última hora. É uma agradável caminhada de aproximadamente três horas de duração. Tudo gratuito”, afirmou Hugo Vilaça, presidente da Fundação de Parques.
Em grupos de até dez pessoas, acompanhados por dois monitores, a trilha percorre a crista da serra. No percurso, os visitantes recebem informações referentes à fauna e flora local. Embora a travessia não seja tão longa (são 2.300 metros de extensão), alguns trechos exigem bastante esforço e cuidado do visitante. Ainda assim, garante Hugo, a paisagem compensa qualquer cansaço físico.
A descobrir
Mesmo tão próximo do Centro, o Parque Serra do Curral ainda é desconhecido de muita gente. “Parece que os belo-horizontinos ainda não descobriram o prazer de passear em áreas verdes como a Serra do Curral”, comentou o presidente da Fundação de Parques. A média de seus visitantes é de 2.400 pessoas por mês.
A psicóloga Helena Vasconcelos faz parte desse seleto grupo. Moradora no bairro Mangabeiras, ela compara o parque a um esconderijo, um lugar para espairecer. “Posso fugir das pessoas, ficar em silêncio, respirar ar fresco”, comentou.
Na última sexta-feira (28), pela primeira vez, a caminhada foi feita na companhia da filha Júlia Maia, de 5 anos. “Vim mostrar para ela o minério de ferro porque ela está aprendendo sobre isso na escola”.
A entrada do Parque da Serra do Curral está localizada na avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (31) 3277-8120 ou 8100.