Parque das Mangabeiras será reaberto nesta terça para visitas escolares

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
15/05/2017 às 13:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:33
 (Reprodução)

(Reprodução)

O Parque das Mangabeiras, que estava fechado há 82 dias, deve ser reaberto nesta terça-feira (16), inicialmente apenas para visitação escolar. A Fundação Municipal de Parques (FPM) anunciou que houve uma permissão por parte da Secretaria Municipal de Saúde para a reabertura do local, por não ter mais risco de risco de transmissão de febre amarela. 

A intenção inicial é reabrir o parque para visitas de escolas da rede municipal, começando pela Escola Municipal Levindo Coelho, localizada no bairro Serra, região Centro-Sul da capital. Às 9h desta terça, alunos dessa escola vão poder visitar as dependências do Parque Municipal, contando com uma monitoria que vai enfocar a educação ambiental. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Parques, o equipamento localizado na Serra do Curral não será aberto completamente poque está passando por obras de manutenção. As visitas escolares foram aprovadas para não atrapalhar o currículo escolar das crianças, que demanda aulas de educação ambiental. O trabalho com estudantes será feito concomitantemente às obras.

Segundo nota enviada à imprensa, a FPM afirma que, desde o fechamento, vem construindo um relatório completo do parque, que permitiu a definição das ações e intervenções necessárias para o bom funcionamento da unidade. Entre algumas delas, estão os serviços de manutenção como roçadas, capinas e jardinagem, reparos em cerca de 20 banheiros e também a pintura e pequenas intervenções de manutenção no espaço do Mirante do Parque, todas já em execução. Estão também previstas outras medidas, que demandam projetos e orçamentos mais detalhados, como a reforma da praça de esportes, desassoreamento dos cursos d'água, adequação das trilhas ecológicas e melhoria da sinalização interna do Parque. 

O fechamento do Parque das Mangabeiras aconteceu no dia 23 de fevereiro por risco de transmissão de febre amarela. Na época, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que a decisão foi tomada por mortes atípicas de primatas. Outros parques foram fechados na época, como Mirante do Mangabeiras (rua Pedro José Pardo, 1.000) e o Parque da Serra do Curral. 

De acordo com Leonardo Magalhães, diretor da Associação de Moradores do Bairro Mangabeiras, quem vive na região solicitou à Prefeitura que a administração do parque seja feita de maneira compartilhada. "Nossa expectativa é que o Parque das Mangabeiras tenha um modelo parecido com o que foi feito no Ibirapuera, em São Paulo, que tem sido mais destinado à formação ambiental de crianças e população em geral. Queremos que o parque seja um espaço de formação ambiental, com uma exploração que não provoque degradação", afirma. 

Os moradores também pedem a suspensão de grandes eventos no parque. "Muitas vezes, a música é muito alta e os animais fogem do parque. Queremos que as ações não tenham impacto sobre fauna e flora", diz Magalhães.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por