O Parque das Mangabeiras, que abriga 160 espécies de pássaros, será palco neste fim de semana do maior Encontro de Observação de Aves da América do Sul. Palestras e workshops fazem parte da programação. O público terá acesso gratuito a fotografias de espécies raras.
O Parque das Mangabeiras abriga quase a metade das espécies da capital, motivo de ter sido escolhido para sediar o evento. A Serra do Curral, entre Belo Horizonte e Nova Lima, é um dos pontos de observação de aves para iniciantes e pessoas que possuem qualificação na área.
Durante o encontro, os participantes de outros Estados e da América do Sul vão conhecer o projeto Minas Sem Gaiolas, da Defensoria Pública da União. Só no ano passado os defensores estavam defendo na Justiça Federal 2.800 pessoas da Grande Belo Horizonte que estavam mantendo em cativeiro pássaros, papagaios, maritacas e periquitos.
Com a entrega voluntária das espécies mantidas em cativeiro, as pessoas não respondem a inquérito policial. A intenção dos organizadores do encontro é levar o projeto a outros estados e países da América do Sul.