Dois dias após o Parque das Mangabeiras ser aberto para visitas escolares, a Prefeitura de Belo Horizonte irá reabrir o parque municipal Jacques Cousteau, no Betânia, região Oeste da capital. A partir desta quinta-feira, a área verde de 335 mil metros quadrados poderá novamente ser desfrutada pela população, segundo a Fundação Municipal de Parques.
O parque Jacques Cousteau foi fechado preventivamente em fevereiro deste ano, por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) por risco de transmissão de febre amarela. Na época, a Prefeitura de Belo Horizonte alegou que a decisão foi tomada por morte atípica de primatas. Outros dois parques, das Mangabeiras e da Serra do Curral, também foram fechados na mesma época e pelo mesmo motivo.
A SMSA recomenda que os frequentadores dos parques tenham atenção em relação à vacinação. Segundo a secretaria, o monitoramento de morte de primatas está mantido, pois é uma medida sentinela na prevenção e controle da febre amarela. “A observação desse aspecto foi importante na decisão, visto que houve redução no número de macacos encontrados mortos em Belo Horizonte. Dos 45 animais encontrados mortos, 11 deram negativo para a doença, três deram positivos (Regionais Venda Nova, Centro-Sul e Oeste) e 31 permanecem pendentes”, afirmou por nota a secretaria, ao explicar porque liberou a reabertura das áreas verdes.
O Parque das Mangabeiras foi reaberto apenas para visitação escolar, pois está passando por um processo de manutenção. O parque Serra do Curral e o Mirante permanecem fechados, também por obras de manutenção.
Leia mais: