Passageiros disseram não saber que as Estações de Transferência do Move na avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, seriam fechadas para obras de recuperação do pavimento a partir desta segunda-feira (17). As interdições, anunciadas pela Prefeitura de Belo Horizonte na semana passada, devem durar até o início de agosto.
"Fui pego de surpresa. Utilizo a linha 61 para ir para o trabalho todos os dias, e não sabia que elas seriam fechadas, deixando a gente meio perdido. Um agente veio aqui e explicou como vou ter que fazer para seguir viagem. Poderiam ter colocado uma faixa alertando os usuários. Esse cartaz mal dá pra ver", cobra o vendedor João Victor Gonçalves, de 26 anos.
Já o engenheiro civil João Barros, 28 anos, disse que só ficou sabendo da mudança na estação, e que faltou maior comunicação da prefeitura. "Pego o 64 diariamente, e como a maioria aqui, fui pego de surpresa. A minha sorte é que no meu caso a alteração é simples, vou atravessar a rua e pegar outro, com impacto minimo na minha rotina. Mas poderiam ter feito um trabalho de comunicação mais eficiente", enfatizou.
De acordo com a BHTrans, as interdições nas estações do Move serão feitas de forma alternada, garantindo que cada estação somente seja fechada após a reabertura da anterior. "Agentes da BHTrans e da Sumob irão monitorar os locais durante o período das interdições para garantir a segurança e orientação aos usuários. Cartazes foram afixados nas estações para orientar os passageiros sobre as alterações", detalhou.
De acordo com a prefeitura da capital, a recuperação no pavimento da avenida Vilarinho será realizada entre as ruas Marcia Carneiro e Hildeu Santos e será executada em trechos. As intervenções na pista do Move ocorrem das 7h às 18h e na pista mista das 22h às 5h. As entradas de garagem ao longo das interdições serão preservadas para acesso local. Faixas de pano serão implantadas com antecedência, para orientação aos condutores.
Interdição das estações de transferência
Nos trechos interditados para as obras, as estações de transferência ficarão totalmente fechadas e os ônibus do MOVE serão desviados para a pista mista, retornando à pista exclusiva após o fim da interdição.
O atendimento aos usuários será realizado pelas linhas 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais) e 64 (Estação Venda Nova/ Assembleia via Carlos Luz), que irão embarcar e desembarcar os passageiros pela porta à direita nos pontos da pista mista da avenida adjacentes às estações interditadas. Os usuários das linhas 61 (Venda Nova/ Centro) e 63 (Estação Venda Nova/ Avenida Antônio Carlos) deverão embarcar nas linhas 62 e 64 nesses pontos e realizar o desembarque na próxima estação em operação para continuar seu trajeto. Confira o cronograma de interdição das estações:
- 17 de junho a 1º de julho: Estação Minascaixa (Avenida Vilarinho, entre as ruas Edgar Torres e Hildeu Santos Figueiredo), nos dois sentidos;
- 2 de julho a 9 de julho: Estação Quadras do Vilarinho (Avenida Vilarinho, entre as ruas Cascalheiras e Domingos Grosso), sentido Venda Nova/Centro;
- 10 de julho até 2 de agosto: Estação UPA Venda Nova (Avenida Vilarinho, entre as ruas Maçon Ribeiro e Bernardo Ferreira da Cruz), nos dois sentidos.