Cerca de 40 passageiros – entre eles duas crianças de colo – foram abandonadas por 14 horas à beira da BR-135, em Bocaiúva, no Norte de Minas, pelo motorista do ônibus no qual eles seguiam viagem.
Os 39 passageiros passaram a noite de quarta-feira (17) e manhã desta quinta-feira (18) ao relento, em uma serra, sem alimentação e correndo riscos às margens da rodovia federal porque o veículo que fazia o transporte deles quebrou, no KM 404. Eles haviam saído de Januária, no Norte de Minas, e seguiam para Belo Horizonte, um trajeto de 603 quilômetros de distância.
O condutor do veículo, de 39 anos, não prestou assistência aos passageiros e só providenciou socorro nesta quinta-feira. Ele cometeu o crime de expor pessoas ao perigo, artigo 132 do Código Penal, que prevê pena de três meses de detenção.
Porém, a condenação pode ser agravada de um sexto a um terço quando essa exposição decorre do transporte de pessoas para a prestação de serviços de qualquer natureza. Além disso, como havia duas crianças envolvidas na ocorrência o crime pode sofrer um novo agravo, conforme os policiais rodoviários federais.
O ônibus foi encaminhado para o pátio conveniado e os passageiros seguiram viagem em um outro veículo de linha que foi acionado pelos fiscais do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O condutor foi apresentado ao delegado da Polícia Civil de Bocaiúva.