(Valéria Marques/Hoje em Dia)
A atuação de uma massa de ar polar em parte do estado deixa Belo Horizonte sob alerta de frio intenso até a próxima sexta-feira (7). A notificação é da Defesa Civil, que prevê baixa temperatura em torno de 9ºC nas primeiras horas da manhã até o fim desta semana.
Nesta segunda-feira (3), a capital mineira registrou a madrugada mais fria do ano. Os termômetros marcaram 9,9°C na Estação Meteorológica na regional Oeste. A sensação térmica foi de -9,6°C segundo a Defesa Civil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê ainda condições de formação de névoa seca em função dos baixos índices de umidade relativa do ar, que fica em torno de 30% nos próximos dias.
Até esta quinta-feira (6) a previsão da temperatura mínima é de 9ºC e a máxima não deve passar dos 23ºC.
Saúde
Para evitar efeitos indesejáveis do frio e da baixa umidade relativa do ar, o órgão orienta que os moradores da capital mantenham-se hidratados, evitem banhos com água muito quente para não potencializar o ressecamento da pele, e se necessário, usar cremes hidratantes.
Além disso, o órgão recomenda que os belo-horizontinos pratiquem atividades físicas utilizando agasalho; evitem ambientes fechados com aglomeração de pessoas e mantenham as janelas abertas para ventilação ar, para evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano. Em caso de problemas respiratórios, a recomendação é buscar atendimento médico.
Recomendações:
Alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Leia mais: