Pastoral pede ampliação de vagas em presídio regional de Montes Claros

Wesley Gonçalves - Hoje em Dia
Publicado em 11/06/2013 às 17:02.Atualizado em 20/11/2021 às 19:02.
Durante reunião estratégica para apresentação da metodologia de Integração da Gestão em Segurança Pública (IGESP) realizada na tarde desta terça-feira (11), o coordenador Arquidiocesano da Pastoral Carcerária, Dilson Marques, pediu a ampliação no número de vagas para atender a demanda suprimida do Presídio Regional de Montes Claros, no Norte de Minas.
 
Dilson explicou que até o último dia 3 de junho, 1.005 detentos ocupavam um espaço para 592 presos, com quase 70% acima da capacidade prisional. “A nossa luta é pela ampliação do presídio regional. Pedimos a construção de uma nova ala para atender melhor os detentos que lá se encontram”, disse.
 
Outra reivindicação junto ao Secretário Estadual de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, é para que sejam transferidos todos os presos que não são de Montes Claros e que eles retornem às suas comarcas de origem. “Pedimos adequações à Lei de Execuções Penais. Já entregamos um pedido ao subsecretário de Estado e hoje vamos entregar um ofício a Secretaria Estadual de Defesa Social”, garantiu.
 
Na coletiva de imprensa, o secretário Rômulo Ferraz confirmou que o Governo de Minas vai ampliar as instalações do presídio regional, investindo aproximadamente R$ 3,1 milhões nas obras.
 
Violência
 
Outros temas como a violência no Estado, em especial no Norte de minas, também foram tratados na reunião. Segundo estatítiscas do governo, Montes Claros é 18ª cidade do Estado em índice de violência. Entretanto, conforme levantamentos apresentados pelo chefe do Estado Maior de Militar de Minas Gerais, coronel Divino Pereira de Brito,há uma queda de 20% no número de homicídios em Minas Gerais, que passaram de 323 em 2012 para 306, se comparado o mês de maio dos dois anos.
 
Em Montes Claros, a queda foi ainda maior. Foram 13 homicídios registrados em maio do ano passado. Este ano, no mesmo período, foram apenas quatro. Além disso, foi resgistrada uma queda entre 40% e 50% nos últimos três meses em números de roubos, caindo de 54 para 39.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por