Região Noroeste

PBH abre consulta pública sobre criação de faixa prioritária para ônibus na av. Abílio Machado

Se aprovada, a faixa será exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30, nos dois sentidos.

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
14/12/2023 às 09:54.
Atualizado em 14/12/2023 às 10:29

(Divulgação / PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu uma consulta pública para o recebimento de contribuições sobre o projeto de implantação de uma faixa prioritária para ônibus na avenida Abílio Machado, entre a avenida Heráclito Mourão de Miranda e o Anel Rodoviário, na região Noroeste da capital.

Se a implantação for aprovada, a faixa será exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30, nos dois sentidos. Os documentos da consulta pública já estão disponíveis no site da PBH. A consulta é digital e ficará disponível para o envio de contribuições e sugestões até o dia 11 de janeiro de 2024.

Segundo a PBH, a participação popular é uma das diretrizes do Executivo para a melhoria da mobilidade urbana e a implantação de ações para priorizar o transporte coletivo. A prefeitura afirma ainda que foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias.

Para viabilizar a faixa exclusiva, o projeto propõe a correção dos alinhamentos de meios-fios em diversos trechos para criar uma pista com a largura suficiente para comportar duas faixas por sentido, sendo uma para os ônibus e a outra para o tráfego em geral.

Vias Prioritárias 

Belo Horizonte conta com 72 km de faixas e pistas exclusivas e faixas preferenciais. Outros 18 km de rotas prioritárias para os ônibus começaram a ser implantados na avenida Augusto de Lima, na região Central e, em breve, na avenida Afonso Pena e nas ruas Curitiba e São Paulo. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por