Dezenas de funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte trabalham no entorno das avenidas Vilarinho e Álvaro Camargos, em Venda Nova, para remover o barro e consertar os estragos causados pelo temporal que atingiu a capital na noite de quinta-feira (15). Moradores e comerciantes da região também se juntam à força-tarefa de limpeza na manhã desta sexta-feira (16).
A forte chuva, a mais intensa registra no ano, deixou graves danos na regional. Muros desabaram, placas de trânsito foram arrancadas, buracos abertos no asfalto e nas calçadas, e carros arrastados pela enxurrada compõem o cenário de destruição.
Só no topa-tudo onde Werlley Antônio, de 39 anos, trabalha, o prejuízo foi de cerca de R$ 10 mil. A água chegou a romper a porta do comércio e estragou diversos eletrodomésticos e móveis. Para limpar a loja e mensurar o estrago, os funcionários precisaram colocar todos os itens destruídos na calçada.
“Aqui sempre tem inundação e isso vai ficar a vida toda, porque há muitos anos, passa prefeito, entra vereador, deputado estadual, e não fazem nada para mudar. Essa situação se arrasta há tantos anos, que estamos até habituados com mortes por causa de chuvas”, lamenta.