RISCO GEOLÓGICO

PBH intensifica vistoria em imóveis de áreas de risco na capital durante o período chuvoso

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
22/12/2022 às 19:46.
Atualizado em 22/12/2022 às 19:52

Para garantir a proteção de famílias que residem em áreas de risco geológico e de inundação em BH, a Prefeitura da capital está intensificando as ações de vistoria em imóveis no período chuvoso.

Nesta época, é ainda mais importante que a população fique atenta aos sinais de risco geológico, como trincas e rachaduras em paredes, pisos ou no solo, movimentação do terreno, água empoçando no quintal, inclinação de postes ou árvores, além de trincas e estufamentos nos muros de arrimo.

As vistorias da PBH podem ser solicitadas pelos próprios moradores, e são efetuadas por equipes técnicas que avaliam o grau de risco. Caso seja necessário, os agentes podem indicar as intervenções necessárias.

Se for possível realizar obras que reduzam o risco e assegurem a proteção dos moradores, as famílias são removidas temporariamente até a conclusão. Nesse caso, elas permanecem em casa de parentes ou acessam o Bolsa Moradia até que possam retornar para a residência.

Quando o grau de risco é elevado, não podendo ser eliminado ou controlado por uma obra tecnicamente viável, a família é removida em definitivo, sendo encaminhada para o Abrigo Municipal Granja de Freitas.

Solicitar vistoria
Os moradores que observarem algum sinal no terreno ou no imóvel, devem solicitar uma vistoria, realizando agendamento na Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo telefone (31) 3277-6409. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por