PC dupla que distribuiria meia tonelada de maconha na capital

Rosildo Mendes - Do Hoje em Dia
11/12/2012 às 14:31.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:21
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

A Polícia Civil apresentou, na manhã desta terça-feira (11), dois homens que foram presos em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte, com quase meia tonelada de maconha prensada que seria distribuída na capital e região Metropolitana.

De acordo com o delegado da Divisão de Operações Especiais e Combate ao Crime Organizado (Deoesp), Márcio Nabak, esta é a segunda maior apreensão neste ano, no Estado. Ainda segundo o títular, Aloísio Dias de Oliveira, de 46 anos, e Romeu Basso, de 54, eram investigados há quatro meses.

As investigações começaram depois que uma denúncia anônima afirmava que duas toneladas de maconha chegariam a Minas Gerais, neste mês. Diante da informação, os investigadores descobriram que sítios abandonados na grande BH seriam usados para guardar a droga numa tentativa de despistar a polícia. Depois de entrar no Estado, a maconha seria distribuída para traficantes da região e, possivelmente, para o interior de Minas.

Oliveira, que é natural de Almenara, na região do Vale do Jequitinhonha, tem passagem na polícia por tráfico de drogas, falsidade ideológica e assalto. Ele foi preso pela primeira vez há dez anos, por formação de quadrilha. Já Basso não tem passagem pela polícia. Para o delegado, ele disse que estava no local para comprar o sítio.

Segundo Nabak, as investigações apontaram que há cerca de três semanas, duas toneladas de maconha tinham sido trazidas do Paraná para a região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a suposta quadrilha atuava. Para tentar enganar a polícia, os suspeitos trocavam de lugar a cada nova carga que chegava em Minas. Por isso a polícia teve dificuldade em encontrar o sítio onde estariam as duas toneladas.

A prisão dos suspeitos aconteceu na noite do último dia 6, quando os policiais montaram campana em uma casa de campo, que fica próxima à lagoa Várzea das Flores. Com eles foram apreendidos 489 tabletes de maconha, com cerca de 1 quilo e uma balança de precisão. A polícia agora investiga o paradeiro de cerca de 1,5 tonelada que teria chegado ao Estado, conforme a denúncia. Eles tentam identificar os receptadores e para onde o material teria sido levado. A dupla presa será indiciada pelo crime de tráfico de drogas.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por