As chuvas em Minas Gerais deixaram seis mortos, 2.833 pessoas desalojadas e 399 desabrigadas no período de 27 de setembro de 2023 a 31 de março de 2024. O levantamento do período chuvoso, divulgado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), mostra uma redução de mais de dez mil desalojados se comparado ao período das chuvas de 2022/23.
De acordo com o Cedec, treinamentos e capacitações realizadas pelos servidores municipais, em 561 municípios mineiros, foram responsáveis pelo números divulgados pelo major Luis Antonio e Silva, superintendente de Gestão e Desastres da entidade.
As ações aconteceram durante todo o ano, não somente em períodos chuvosos, preparando o agente municipal da Defesa Civil para trabalhar antecipadamente a possíveis ocorrências em decorrência das chuvas.
O balanço também mostra sobre o engajamento de pessoas que cadastraram o CEP, através do telefone, e puderam receber emissões de alertas da Defesa Civil, evitando assim uma tragédia maior. No início deste serviço, Minas Gerais estava em 8º lugar em números cadastrados e ao fim do período terminou em 3º, em relação a todo país.