Pesquisa quer conhecer o ciclista que pedala em BH

Aline Louise - Hoje em Dia
08/05/2015 às 06:07.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:56

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Todos os dias, o desenhista Eurípedes Druschi, de 32 anos, sai cedo de casa, no bairro Carmo, sempre de luvas e capacete, e encara três quilômetros de bike até o trabalho, na Serra. O esforço físico não é, nem de longe, um sacrifício. “Quis que o lazer fizesse parte do dia a dia”, conta.


Nem os motoristas desatentos, os motoqueiros apressados e os pedestres, que muitas vezes insistem em andar pelas ciclovias, o desanimam. Até porque abandonar o ônibus foi um alívio para ele. “Odeio andar de ônibus. Com a bicicleta, gasto cerca de15 minutos até o trabalho. De ônibus, era de 30 a 40”, conta. Mas, no início, confessa Druschi, foi preciso encarar o trânsito “agressivo”. Ele afirma que falta estrutura para ciclistas em BH. “As ciclovias são muito primárias”, diz.


E é para saber a opinião de todos os ciclistas da cidade que o Movimento Nossa BH, junto com o BH em Ciclo, realiza o projeto “Descobrindo como #BHPedala”. Trata-se de uma pesquisa online, no ar desde 2 de abril, pelo bhpedala.ga, que pretende traçar um perfil de quem usa a bike na capital. Em um resultado preliminar, com respostas de 964 pessoas, a maioria diz usar a bicicleta para o lazer, para atividades físicas e para o transporte, nesta ordem.


“Estamos questionando o que essas pessoas acham das estruturas existentes, o que esperam para o futuro em termos da política de mobilidade urbana, se já sofreram algum tipo de violência no trânsito”, detalha Guilherme Tampieri, integrante do Movimento Nossa BH e da União de Ciclistas do Brasil.


Segundo ele, a pesquisa vai subsidiar o poder público no desenvolvimento de novos projetos, ações e campanhas que terão o objetivo de estimular o uso da bike como meio de transporte na cidade. Ele ainda destaca que a BHTrans já é uma parceira do projeto, assim como o jornal Hoje em Dia, que apoia a iniciativa.


Os ciclistas têm até esta sexta-feira (8) para participar da pesquisa, cujos resultados devem ser divulgados ainda em maio.


Bike no trabalho


Para quem nunca imaginou usar a bicicleta como meio de transporte, nesta sexta é um dia para pensar sobre essa possibilidade. Diversas cidades, entre elas Belo Horizonte, realizam a terceira edição brasileira do “Dia de Bike ao Trabalho”.


Inspirado no “Bike To Work Day”, evento realizado em várias partes do mundo, o objetivo é promover a bicicleta como uma opção de transporte saudável, inteligente e sustentável para o trabalho.


Várias ações estão programadas na capital. Das 7h às 11h, o ciclista que passar pela ciclovia da avenida Bernardo Monteiro com avenida Afonso Pena vai poder participar de um café da manhã coletivo e ainda dar um trato na bicicleta. Durante todo o dia, o sistema Bike BH de bicicletas compartilhadas terá passe livre.



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por