PF cumpre mandados em BH e Augusto de Lima em operação que apura troca de votos por gasolina
Investigação teve início após denúncias de que um candidato estaria distribuindo autorizações para abastecimento de combustível
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (6) a Operação Cabrália, com o objetivo de investigar a prática de compra de votos no município de Augusto de Lima, na região Norte de Minas Gerais. A ação, que conta com o apoio do Ministério Público de Buenópolis, visa coletar provas sobre um esquema de distribuição de combustíveis em troca de votos durante as últimas eleições municipais.
Conforme a PF, a investigação teve início após denúncias de que um candidato teria utilizado autorizações para abastecimento de combustível como moeda de troca por votos, prática expressamente proibida pela legislação eleitoral.
Diante da gravidade das acusações, o Ministério Público de Buenópolis representou pela realização de buscas e apreensões, pedido que foi acatado pela Justiça Eleitoral.
Ao todo, foram expedidos oito mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos pela PF nos municípios de Augusto de Lima e Belo Horizonte. As diligências estão sendo realizadas em residências de suspeitos, na sede da Prefeitura de Augusto de Lima e em um posto de combustíveis da cidade.
Investigação
A Operação Cabrália tem como objetivo principal reunir provas sobre o crime de captação ilícita de sufrágio e identificar todos os envolvidos nessa prática criminosa.