PF desarticula quadrilha que falsificava documentos para enviar pessoas ao exterior

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/09/2016 às 11:37.Atualizado em 15/11/2021 às 20:51.

Uma quadrilha especializada em falsificar documentos para enviar pessoas ilegalmente ao exterior foi desarticulada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta sexta-feira (16). O grupo criminoso agia em Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, e também em municípios do Vale do Aço.

Para fechar o cerco contra o bando, a PF cumpriu nove mandados de conduções coercitivas e outros dez de busca e apreensão durante a Operação Espectro. A quadrilha começou a ser investigada pela PF em meados de 2014 e contou com informações de órgãos no exterior, que forneceram dados essenciais para a investigação.

Segundo a polícia, os suspeitos forjavam documentos falsos para conseguir a documentação necessária para que os clientes ingressarem em outros países, principalmente os EUA. Para embarcar os clientes, a quadrilha cobrava até US$ 24 mil.

Curiosidade

O nome da operação faz referência ao fato de os “coiotes” – pessoas que atuam na travessia clandestina de imigrantes para os EUA – venderem falsas esperanças de uma imigração tranquila. Em alguns casos, ocorre justamente o contrário, culminando na prática de diversos delitos, podendo ocorrer, até mesmo, extorsão mediante sequestro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por