PF desmantela esquema que usava o serviço postal para enviar drogas de Minas para o exterior
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Conselheiro Lafaiete e Caranaíba, na região Central do Estado
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas que utilizava o serviço postal como meio de transporte. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo um em Conselheiro Lafaiete e dois em Caranaíba, na região Central de Minas.
A investigação teve início após a apreensão de mais de 20 encomendas contendo cocaína e dimetiltriptamina (DMT), que é uma substância psicotrópica proibida no Brasil, conhecida por seus efeitos alucinógenos semelhantes aos do LSD. As drogas tinham como destino diversos países, incluindo Alemanha, Austrália, Bélgica, Estados Unidos, Espanha e França.
Em abril deste ano, a PF realizou a prisão em flagrante do principal responsável pelo envio das drogas. O indivíduo foi detido no momento em que tentava despachar mais uma encomenda contendo cocaína para a Austrália.
No decorrer das investigações, surgiu a suspeita de que um segundo indivíduo estaria envolvido no esquema criminoso. Este segundo suspeito seria responsável por auxiliar no armazenamento da droga e, principalmente, na produção do DMT destinado à exportação.
Caso a participação do segundo suspeito seja confirmada, ele poderá ser acusado pelo crime de tráfico internacional de drogas. A pena para este crime pode chegar a 15 anos de reclusão.
A PF segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e desarticular a organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de drogas.